COMO FUNCIONA O PROUNI 2020 – Confira tudo sobre o Programa

Saber como funciona o Prouni 2020 é o passo inicial para quem deseja ingressar em Instituições de ensino superior. O Prouni é o programa do MEC que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, desde a sua criação, o Programa já atendeu mais de 2,47 milhões de estudantes, sendo 69% com bolsas integrais.

Se você tem o objetivo de ingressar em uma instituição de ensino superior, mas não tem condições de arcar com as despesas totais das mensalidades está no lugar certo. Acompanhe nosso artigo e confira todas as informações sobre como funciona o Prouni 2020. Saiba agora!

Como funciona o Prouni 2020


Como já foi mencionado, o Programa Universidade para Todos foi criado pelo Ministério da Educação com a finalidade de ofertar bolsas de estudos a estudantes brasileiros. O processo seletivo é composto por duas fases: regular e processo de ocupação das vagas remanescentes Prouni 2020.

Como funciona o Prouni 2020

No processo regular pode se inscrever o candidato que tenha participado da edição Enem do ano anterior e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.

Já no processo para concorrer a bolsas remanescentes pode se inscrever o candidato que:

  • Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, e concorra a bolsas em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • Tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, e que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato apresentar uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Após saber o conceito e requisitos para participar do Programa Universidade para Todos, é importante ficar ciente do cronograma, para não perder os prazos e posteriormente deixar escapar a vaga. Confira:

  • Inscrições
  • Resultado primeira chamada
  • Segunda chamada
  • Lista de Espera
  • Vagas remanescentes
  • Resultado das vagas remanescentes

Inscrições Prouni 2020

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos o candidato precisa acessar o site oficial do programa. A seguir, trazemos um passo a passo para que você possa realizar sua inscrição sem problemas.

Confira:

Como funciona o Prouni 2020
  • Acesse http://siteprouni.mec.gov.br/;
  • Na página inicial, clique em Fazer inscrição;
  • Se já for cadastrado no site, basta digitar seu CPF e a senha nos locais indicados;
  • Para acessar o sistema, clique em Entrar;
  • Preencha com seus dados;
  • Selecione a universidade e os cursos;
  • Aguarde o resultado.

No momento da inscrição, será necessário pesquisar os cursos oferecidos e escolher até duas opções em ordem de preferência. A primeira escolha será a prioritária e caso não seja selecionado, o candidato concorrerá pela segunda opção. Durante o período das inscrições Prouni 2020, os candidatos poderão alterar suas escolhas e mudar os cursos.

Lista de Espera

Para quem não foi aprovado nas chamadas regulares do Prouni, a Lista de espera é uma grande oportunidade para os interessados que estão ansiosos por uma bolsa de estudo. Para participar da lista é importante ficar atento ao site do Prouni, no período estabelecido no Cronograma Oficial, para não perder o período de inscrição.

Como funciona o Prouni 2020

A Lista de Espera Prouni 2020 segue o mesmo procedimento das chamadas regulares. É necessário cumprir uma ordem de classificação segundo as pontuações obtidas no Enem e a documentação precisa estar conforme as solicitações das instituições privadas de ensino.

Para fazer sua inscrição na lista de espera é seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do Prouni MEC;
  • Faça o login;
  • Siga para a página de resultado;
  • Clique em Participar da Lista de Espera.

Além dos alunos que não foram convocados nas chamadas regulares, os candidatos que foram pré-selecionados em sua primeira ou segunda opção de curso, mas não houve abertura de turma ou outro problema da instituição de ensino também podem participar da lista de espera Prouni.

Resultado

Se você realizou a inscrição no Prouni, agora, é o momento de acompanhar o resultado e conferir se foi selecionado. A cada nova chamada é fundamental que você acesse o site e fique atento ao resultado, pois, em uma dessas chamadas, o seu nome poderá estar na lista.

Confira a seguir como consultar o Prouni resultado 2020:

Como funciona o Prouni 2020

Passo 1: Acesse prounialuno.mec.gov.br;


Passo 2: Nesse momento, será necessário informar o número de inscrição e a senha utilizados para se cadastrar no Enem. Caso tenha esquecido de sua senha, é possível recuperá-la nesse mesmo site;


Passo 3: Depois de preencher todos os dados solicitados, clique em entrar.


A dica para ter acesso ao resultado do Prouni 2020 é não perder nenhuma data do cronograma e acessar o site do MEC sempre que possível, de preferência todos os dias, durante o período de resultados.

Esperamos que as informações deste artigo sobre como funciona o Prouni 2020 tenha sido muito úteis e te auxiliem nas etapas do programa. Mas caso tenha ficado alguma dúvida, por favor, deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos respondê-lo o mais breve possível. Boa sorte!

Deixe um comentário