NOTA DE CORTE PROUNI 2020 – Como funciona, Cursos, Inscrições

O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal que oferece bolsas para que estudantes de baixa renda possam estudar em instituições privadas. Para disputar uma bolsa, o aluno, entre outras coisas, precisa atingir a nota de corte Prouni 2020 estabelecida para o curso de sua preferência .

De forma geral, uma nota de corte é uma nota que delimita o mínimo a ser pontuado em uma prova. No Enem, cada curso disponibilizado, tanto do Sisu quanto nas opções do ProUni, possui uma nota de corte específica, sendo necessário ficar atento à pontuação mínima de seu curso para saber as chances de ingressar na Instituição e cursá-lo.

Continue lendo nosso artigo e entenda mais sobre o ProUni 2020, programa que se apresenta como uma das melhores opções para jovens e adultos que desejam adquirir uma vaga no ensino superior. Aqui, você conhecerá um pouco mais sobre o Programa, Nota de Corte e vai aprender a realizar sua inscrição. Veja agora!

Prouni 2020


Antes de dar início a qualquer etapa, é muito importante entender como funciona o Prouni 2020. O Programa Universidade para Todos foi criado pelo Ministério da Educação em 2004.

Nota de Corte Prouni 2020

Desde a sua criação, o programa já foi responsável por colocar milhares de jovens e adultos de baixa renda dentro de algumas das melhores universidades privadas do Brasil. O Prouni 2020 fornece bolsas a quem não tem condições de arcar com as responsabilidades financeiras de uma Instituição privada, ou seja, o grande objetivo do Programa é justamente ajudar pessoas que têm baixa renda.

As bolsas concedidas a quem faz a inscrição do Prouni 2020 podem ser parciais ou integrais.  Para que o estudante possa obter uma dessas duas opções de bolsa do programa é preciso que tenha:

  • Concluído o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede particular na situação de bolsista integral da própria instituição;
  • Ser pessoa em condição de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, estando em efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de funcionário permanente da escola pública e concorrer a bolsas unicamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

As bolsas concedidas a quem faz a inscrição do Prouni 2020 podem ser parciais ou integrais. Mas o ProUni também oferece uma bolsa permanência, que consiste em um valor mensal de 300 reais para ajudar nos custos, para que o aluno conclua o curso. Nesse caso é necessário estar matriculado em um curso de no mínimo 6 semestres – 3 anos – e com 6 horas de aulas diárias.

O processo seletivo é composto por duas fases: regular e processo de ocupação das vagas remanescentes.

Nota de Corte Prouni 2020

A Nota de Corte ProUni é a nota que delimita o mínimo que o aluno deve ter de acerto nas questões do Enem e em sua redação. A partir dessa pontuação, o candidato poderá concorrer à chance de uma bolsa de estudos no curso de sua preferência.

Nota de Corte Prouni 2020

Cada curso oferecido pelas Instituição possui sua própria nota de corte e essa deve ser consultada no site do ProUni em http://siteprouni.mec.gov.br/. O prazo para as inscrições, análise da nota de corte e resultados é divulgado também no site, e a dica é ficar atento às redes sociais do programa para obter sempre novas informações.

Se você conseguiu atingir uma pontuação suficiente para a nota de corte estabelecida no curso que deseja, então poderá fazer sua inscrição e aguardar o resultado do Prouni 2020. Serão selecionados os alunos com maior nota acima do mínimo, que é a nota de corte do Programa Universidade para Todos.

Vale lembrar que a nota de corte pode variar muito, pois a concorrência do Prouni não depende apenas dos cursos, mas também dos turnos, faculdades, campus, entre outros fatores.

Caso você tenha interesse em conhecer todas as universidades parceiras do programa, basta visitar o site do ProUni. Lá, você encontrará a lista completa e atualizada.

Prouni Inscrições 2020

As inscrições do Prouni acontecem duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo. A realização da inscrição Prouni 2020 é bem simples. Basta acessar o portal oficial do programa, sempre respeitando os prazos determinados.

Veja como fazer:

Nota de Corte Prouni 2020

Passo 1: Ao acessar o site através do endereço: www.prouniportal.mec.gov.br clique na opção “Fazer Inscrição”. Busque então pelo curso e pela instituição de seu interesse, e veja se participa do programa, e está apto para inscrição Prouni;


Passo 2: Você poderá escolher até 2 cursos/ instituição e turno para concorrer. Insira a sua senha e o login utilizados na última edição do Enem. Se você esqueceu essas informações, acesse o site do Enem e recupere-as;


Passo 3: Após os primeiros passos, o Prouni vai calcular a sua pontuação no Enem. Se você for aprovado para um dos cursos escolhidos, então deverá levar a documentação solicitada pela instituição pessoalmente para realizar a matrícula.


Esperamos que as informações deste artigo sobre a Nota de Corte Prouni 2020, entre outros assuntos tenham sido muito úteis e te auxiliem nas etapas do programa.

Entretanto, caso tenha ficado alguma dúvida, por favor, deixe o seu comentário logo abaixo para que possamos respondê-lo o mais breve possível. Boa sorte!

Deixe um comentário