O QUE É O PROUNI 2020 – Nota de Corte, Inscrições, Resultado

Para os interessados que pretendem realizar a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, é importante e necessário entender o que é Prouni 2020 e como ele é essencial para conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade particular.

Isso porque o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos parciais e gratuitas em diversas instituições privadas de ensino superior. Assim como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para participar do ProUni o interessado deverá, entre outras coisas, ter realizado a última edição do Enem.

Se você é um dos interessados em fazer o exame e tentar uma bolsa de estudos a partir do programa do Governo Federal, nos acompanhe nesse artigo para visualizar as dicas e informações sobre como funciona o ProUni 2020!

O que é Prouni 2020


O Prouni é um programa social do Governo Federal, administrado pelo MEC (Ministério da Educação), criado no ano de 2004 com o intuito de oferecer bolsas de estudos gratuitas para candidatos do Enem que tiraram nota superior a 450 no exame e acima de zero na redação.

O que é Prouni 2020

Além disso, os candidatos deverão atender alguns pré-requisitos, como possuir uma renda familiar per capita compatível com as exigências do programa.

É muito importante saber o que é Prouni 2020, já que é um sistema informatizado, cujo participante poderá se inscrever utilizando o seu número de inscrição e a senha utilizados para acessar o resultado do Enem.

Ao realizar a sua inscrição no ProUni, os participantes deverão escolher até duas opções de cursos e selecionar o tipo de concorrência que pretende. Se pretende concorrer as bolsas com:

  • 100% de desconto;
  • 50% de desconto.

Cada modalidade possui seus próprios pré-requisitos e são direcionadas para um público específico.


Bolsa integral (100% de desconto): Tem direito a bolsa integral, os participantes que possuam renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio, por pessoa.


Bolsa parcial (50% de desconto): Os candidatos interessados em concorrer a bolsa parcial de até 50% precisam comprovar a renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos, por pessoa.


Os candidatos selecionados serão aqueles com as melhores notas obtidas no exame. Caso sejam aprovados, o Prouni MEC 2020 entrará em contato dando todas as orientações necessárias para os selecionados confirmarem o seu interesse no curso e, assim, realizarem a sua matrícula na instituição que está oferecendo a bolsa de estudos.

Nota de Corte

A nota da corte Prouni 2020 nada mais é do que a nota mínima do Enem exigida para entrar em um determinado curso, de uma determinada Universidade Privada.

Existem dois tipos de nota de corte no ProUni: a nota parcial e a final. É importante frisar que a nota de corte parcial vale unicamente como informativo e não garante a bolsa. Apenas a nota de corte final, é a que vale como classificatório.

O que é Prouni 2020

Outra coisa que os candidatos precisam saber é que a concorrência do ProUni só acontece entre os participantes que decidirem as mesmas opções de:

  • Curso
  • Turno
  • Faculdade
  • Unidade (inserindo o campus)
  • Modalidade de concorrência (cotas ou não)

Por conta de todos essas situações, a nota de corte do Prouni dentro do mesmo curso, como Medicina, por exemplo, pode ser diferente até dentro da própria faculdade. Caso você não entre na nota de corte através da primeira chamada, não desanime, você poderá entrar pela segunda chama ou através lista de espera.

Quem pode participar do Prouni 2020

O programa foi criado para ajudar os estudantes que não conseguiram a vaga na universidade pública através do Sisu. Para participar do Prouni 2020 é necessário atender alguns requisitos:


01. Ter tirado no mínimo 450 pontos médio e não ter zerado a redação do Enem.


02. Jovens estudantes e adultos que estudaram ou estudam na rede pública de ensino, ou estudam ou estudaram em escola particular na condição de bolsista integral.


03. Cidadãos com deficiência.


04. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e podem concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.


Como foi citado anteriormente, o candidato pode concorrer a dois tipos de bolsa: parcial e integral.

Para concorrer para as bolsas de 100% de desconto, os candidatos precisam ter uma renda familiar per capita de um salário mínimo e meio. Já para concorrer as bolsas parciais, que dão 50% de desconto, os interessados deverão possuir uma renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Inscrições

O período de inscrições para o Prouni 2020 acontece em duas partes. A primeira chamada é para selecionar os melhores alunos inscritos nos cursos oferecidos através do sistema. Já a segunda, é realizada para preencher as vagas remanescentes.

A inscrição do Prouni 2020 é gratuita e realizada exclusivamente por meio do site do programa. No conteúdo a seguir você verá dicas e todas as etapas necessárias para participar do processo seletivo. Confira:

O que é Prouni 2020

Passo 1: Acesse o site do Prouni (siteprouni.mec.gov.br). Clique em “fazer minha inscrição”. Em seguida, insira o número de inscrição e a senha utilizada no Enem. Depois de preencher os campos, clique em Entrar.


Passo 2: Em seguida, pesquise os cursos e escolha até duas opções em ordem de prioridade. É preciso notar que cada curso possui a sua própria nota de corte e que essa nota é atualizada diariamente. É possível mudar os cursos escolhidos durante o período de inscrições, mas o sistema considerará a última alteração realizada.


Passo 3: Depois de escolher os cursos, confirme a instituição. Feito isso, já estará participando do processo seletivo. Caso não seja chamado na primeira chamada, é possível demonstrar interesse para participar da lista de espera e, assim, ter chances de ser selecionado na segunda chamada.


Resultado

Após realizar entender e realizar todas as etapas anteriores, o próximo passo é consultar o resultado Prouni 2020 e ver se o candidato foi realmente aprovado para efetuar a matrícula na Universidade selecionada na fase de inscrição.

O processo de consulta é bem simples, confira:

O que é Prouni 2020
  • Primeiramente acesse o site do Prouni http://siteprouni.mec.gov.br/
  • Faça rapidamente o login com seu número de inscrição do Enem e senha;
  • No menu, clique em Resultado.

Caso aprovado, o candidato deverá levar os documentos Prouni 2020 no momento da sua matrícula para que seja feita analise cadastral e comprovação de renda. Entretanto, caso não seja aprovado na primeira chamada, ainda existe duas possibilidades: segunda chamada e lista de espera. Fique atento(a) aos prazos!

Após esse texto, conseguiu entender o que é o Prouni 2020? Caso tenha restado dúvidas deixe o seu comentário para que possamos te responder!

Deixe um comentário