PROUNI MEC 2020 – Como funciona, Site, Inscrição, Resultado

Muitos dos estudantes brasileiros que participaram ou que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fazem a prova deste processo seletivo com um único objetivo: conseguir ingressar em uma instituição de ensino superior privada através das bolsas oferecidas pelo Prouni MEC 2020.

Este é um dos principais programa educacionais administrados pelo Ministério da Educação e é direcionado especificamente para os candidatos do Enem. Se você deseja conhecer melhor o Programa Universidade para Todos,  saiba que este artigo será de grande ajuda.

Elaboramos o conteúdo a seguir com o objetivo de melhor informar os estudantes brasileiros a respeito do Prouni MEC. Portanto, continue acompanhando atentamente as informações passadas no texto e não deixe que nenhuma dica importante passe despercebida. Confira!

Inscrição Prouni 2020

Apesar do Prouni 2020 ser um programa muito concorrido e almejado por estudantes de todo o brasil, ainda existem aqueles que não sabem como estar se inscrevendo. E se você é um destes jovens, saiba que este tópico será de grande ajuda neste quesito.

E depois de conferir os requisitos mencionados acima e perceber que se enquadra em um deles, basta prosseguir para o processo de inscrição. Entenda melhor como Prouni funciona com o passo a passo explicativo que elaboramos abaixo:

Prouni MEC 2020
  • Acesse o endereço http://siteprouni.mec.gov.br/ e aguarde a página carregar.
  • Agora, localize e clique no botão “Fazer inscrição >>” para prosseguir.
  • Informe os seus dados de acesso utilizado para fazer o login no site do Inep Enem.
  • Após isto, o candidato poderá escolher, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos, em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa desejado.

Pronto! Seguindo os passos acima será possível estar concorrendo à uma bolsa do Prouni nas opções selecionadas. O candidato poderá alterar a opção de curso desejada enquanto o período de inscrição estiver aberto, pois só será considerada a última escolhida.

Prouni MEC 2020

Para quem não sabe, o Prouni é a abreviação para Programa Universidade para Todos, este que é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação, por isto também é conhecido como Prouni MEC. Com ele, milhares de jovens brasileiros são beneficiados anualmente.

Prouni MEC 2020

Por meio do Prouni, instituições de ensino superior privadas concedem bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%) em seus cursos para estudantes sem diploma de nível superior, estes que podem ser encontrados nas modalidades de graduação e sequenciais de formação específicas.

Todos os procedimentos e etapas do processo de seleção do Programa Universidade para Todos são divulgados em sua plataforma online, onde nela os candidatos podem:

  • Visualizar cronograma
  • Realizar a inscrição
  • Consultar o resultado
  • Concorrer a segunda chamada
  • Lista de espera

Site do Prouni MEC 2020

Prouni MEC 2020

O site do Prouni MEC 2020 possui um sistema totalmente informatizado e de acesso facilitado para todos seus usuários. E como vimos, por meio dele é possível realizar uma série de ações, além de se manter informado quanto às etapas do programa.

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio podem realizar a Prouni 2020 inscrições rapidamente através da plataforma do MEC, bastando informar os dados de acesso utilizados para fazer o login no site do Inep Enem. Além disso, o programa também disponibiliza o cronograma completo das etapas de seleção.

Existem duas maneiras muito simples de estar acessando o siteprouni.mec.gov.br e se você deseja saber quais são elas, basta acompanhar o passo a passo explicativo que elaboramos logo abaixo. Confira:

Pelo Navegador

Prouni MEC 2020
  • Em seu computador, abra um navegador de sua preferência;
  • Na barra de endereços, digite: siteprouni.mec.gov.br;
  • Aperte o Enter e aguarde a página carregar.

Pelo Google

Prouni MEC 2020
  • Em seu computador, abra um navegador de sua preferência;
  • Em seguida, acesse o maior site de buscas do mundo – Google.com;
  • No campo de pesquisa, busque pelas palavras: “site prouni”;
  • Clique no primeiro link dos resultados;
  • Certifique-se de que o mesmo corresponde à www.siteprouni.mec.gov.br.

Pronto! Seguindo os passos listados acima, você conseguirá acessar o site do Prouni MEC em poucos minutos. Caso tenha participado da última edição do Enem, aproveite para se inscrever. E se não sabe como fazer isto, basta acompanhar o tópico a seguir.

Requisitos Prouni Mec

Antes de acessar o site do Prouni para realizar inscrição é preciso entender que, só podem se inscrever no Programa Universidade para Todos os estudantes que não possuem diploma de curso superior.

Além disso, será preciso atender também a, pelo menos, uma das opções a seguir:


01. Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido média de notas acima de 450 pontos, e não ter zerado a redação;


02. Ter feito o ensino médio completo em escolas públicas;


03. Ter feito o ensino médio completo em escola particulares, na condição de bolsista integral da própria escola;


04. Ter feito o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na situação de bolsista integral da própria escola privada;


05. Possuir algum deficiência;


06. Ser professor de escolas ou faculdades públicas, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública,além de concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesta situação não existem requisitos de renda.


Estas e mais informações estão disponíveis no site Prouni MEC, cabendo aos estudantes interessados em saber mais, consultá-las.

É importante lembrar também que, para concorrer às bolsas integrais o candidato deve possuir renda mensal familiar bruta, de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais (50%) é necessário ter uma renda mensal familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Resultado

Os resultados do Prouni também são disponibilizados através do site do programa, podendo ser consultado também por telefone (0800-616161). Podemos considerá-los como o momento mais aguardado pelos candidatos, afinal, é ele que divulgará o nome dos aprovados nos cursos escolhidos.

Confira abaixo como consultar o resultado através do site Prouni MEC 2020:

Prouni MEC 2020
  • Acesse o site siteprouni.mec.gov.br
  • Realize o login
  • Na página do participante, clique em Resultado
  • Confira se você foi aprovado ou não

Quem não foi aprovado tem a oportunidade de se inscrever na lista de espera Prouni 2020 para concorrer as vagas remanescentes. Outra chance é concorrer as vagas disponibilizadas no segundo semestre Prouni, caso não tenha sido convocado nas chamadas regulares.

A data de divulgação do Prouni resultado 2020 constará no cronograma, cabendo aos candidatos acompanhar todos os processos e as eventuais alterações realizadas no mesmo.

Após o estudante ter sido pré-selecionado pelo Prouni, ele precisará se dirigir até secretaria da instituição de ensino em que foi aprovado, portando os documentos Prouni 2020 exigidos para comprovar os dados mencionados na ficha de inscrição. Depois que todos os dados forem checados, o aluno assinará o Termo de Concessão do programa e é inserido no programa de bolsas.

Depois de conhecer melhor o Prouni MEC 2020 e entender como as suas principais etapas de seleção, esperamos que você consiga se inscrever e consultar o resultado sem encontrar maiores dificuldades.

Se ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos o mais breve possível. Obrigado e boa sorte!

Deixe um comentário