PROUNI SEGUNDO SEMESTRE 2020 – Inscrições, Vagas, Resultado

Os estudantes brasileiros que tem planos para participar do Prouni Segundo Semestre 2020 já devem ficar atentos para a divulgação do cronograma do programa. Esta será a grande chance de conseguir uma bolsa de estudos em uma boa instituição de ensino superior privada.

Estamos falando do Programa Universidade para Todos, este que é gerenciado pelo Ministério da Educação (Prouni MEC 2020) e beneficia milhares de estudantes todos os anos com suas bolsas parciais (50%) e integrais (100%). E se você deseja saber mais a respeito do programa, saiba que este artigo será de grande ajuda.

Abaixo separamos algumas informações importantes relacionadas ao Segundo Semestre do Prouni. Portanto, continue acompanhando o nosso conteúdo e não deixe que nenhum dado importante passe despercebido. Vamos lá!

Prouni Segundo Semestre 2020


O processo de seleção do Prouni é realizado duas vezes por ano, possibilitando as inscrições no primeiro e no segundo semestre letivo. Com isto, os estudantes que não conseguiram uma bolsa na primeira etapa do programa, podem ter uma segunda chance mais adiante.

Prouni Segundo Semestre 2020

O período para se inscrever no primeiro semestre geralmente é aberto no mês de Janeiro, enquanto o edital para o Prouni segundo semestre é divulgado entre Maio e Junho, com as inscrições disponíveis entre Junho e Julho. No entanto, é interessante que os candidatos se mantenham atentos ao edital e cronograma disponibilizados no site.

E para quem tem dúvidas a respeito do assunto, basta entender que Segundo semestre do Prouni funciona da mesma maneira que a do primeiro e os candidatos que desejam participar, precisam atender aos mesmos requisitos, estes que você pode lembrar no tópico a seguir.

Requisitos para participar do Segundo Semestre Prouni

Outro questionamento muito comum entre os estudantes interessados em participar do segundo semestre Prouni é a respeito dos requisitos exigidos para estar se inscrevendo. E como vimos anteriormente, eles são basicamente os mesmos exigidos na primeira etapa do processo seletivo do programa.

Para poder concorrer à uma bolsa no Programa Universidade para Todos, basta que o candidato atenda a pelo menos um dos itens abaixo. Confira:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obtido uma média de notas de provas acima de 450 pontos;
  • Não ter zerado a redação do Enem;
  • Ter cursado ensino médio completo em escolas públicas;
  • Ter cursado ensino Médio completo em escolas particulares na condição de bolsista integral da própria instituição;
  • Ter cursado ensino médio parcialmente em escolas públicas e particulares, também na condição de bolsista integral da instituição privada;
  • Possuir algum tipo de deficiência;
  • Ser professor em escolas públicas, exercendo serviço do magistério da educação básica e integrando o quadro pessoal permanente da instituição;
  • Para concorrer a bolsa integral (100%), ter uma renda familiar mensal bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Para concorrer a bolsa parcial (50%), ter renda familiar mensal bruta de até três salário mínimos por pessoa.

O processo de seleção do Prouni é totalmente automatizado e utiliza como critérios de avaliação dos candidatos, a nota obtida no Enem. Logo, quanto maior for a pontuação no exame, maiores serão as chances de conseguir uma bolsa de estudos.

Inscrições Prouni Segundo Semestre 2020

O processo de inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) será sempre o mesmo, independentemente do semestre. A participação é totalmente gratuita e os candidatos podem se inscrever através do site do programa, no entanto, antes de começar é preciso verificar se o período das inscrições Prouni já está disponível.

Caso esteja, basta seguir os passos que ensinaremos no guia-explicativo a seguir:

Prouni Segundo Semestre 2020

Passo 01. Acesse o site http://siteprouni.mec.gov.br/ e espere a página carregar.


Passo 02. Localize e clique o botão “Fazer inscrição >>” para continuar.


Passo 03. Informe seus dados de login (os mesmo utilizados para acessar a plataforma do Inep Enem).


Passo 04. Escolha, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos, por instituição, tipo de bolsa desejada.


Feito! Acompanhando as dicas passadas acima, você já estará concorrendo à uma bolsa de estudos no Prouni Segundo Semestre 2020. O candidato poderá alterar o curso desejado durante todo período de inscrições e só será validada a última opção escolhida.

Resultado

O resultado do segundo semestre do Prouni, assim como o do primeiro, é o momento mais aguardado por todos os estudantes que estão participando do processo seletivo, afinal, por meio dele será possível saber se você foi, ou não, contemplado para a bolsa desejada.

Todos os candidatos precisam se manter atentos ao cronograma do programa para saber quando será publicado o resultado Prouni 2020 para o segundo semestre. E assim que o mesmo for divulgado, basta:

Prouni Segundo Semestre 2020
  • Acessar a sua página do participante;
  • Utilizando os dados cadastrais do Inep Enem, faça o login;
  • Próximo passo é seguir para a página de resultado.

Caso não tenha sido contemplado para a bolsa escolhida, não precisa se desesperar. Você poderá ainda tentar outra opção de curso, além de existir a lista de espera Prouni 2020 e as vagas remanescentes, estas que são opções que dão uma última chance para os candidatos retardatários.

Se você tem planos parar participar do Prouni Segundo Semestre 2020, lembre-se de se manter atento ao cronograma do programa para não perder nenhuma etapa do processo de seleção.

Caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito do assunto acima, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado e boa sorte!

Deixe um comentário